terça-feira, 19 de maio de 2015

Arduíno






O que é?

Arduino é uma plataforma eletrônica de código aberto baseado em hardware e software de fácil utilização. É destinado para qualquer um fazer projetos interativos. O Arduino sente o ambiente, recebendo contribuições de vários sensores, e afeta seus arredores por luzes de controle, motores e outros atuadores, permitindo automação de projetos eletrônicos e robóticos por profissionais e amadores.

Projeto italiano iniciado em 2005 tinha primeiramente cunho educacional e interagia com aplicações escolares. 

 Hardware

É uma placa eletrônica que:
  • Possui todos componentes necessários para a maioria dos projetos;
  • Contém uma eletrônica que permite usar a placa com diversas fontes de energia, baterias e fontes de alimentação;
  • Permite o acoplamento de circuitos externos através de pinos de conexão em posições padronizadas;
  • A eletrônica é baseada em componentes de fácil obtenção, inclusive no mercado brasileiro;
  • O esquema da placa é livre, e pode ser facilmente modificado ou adaptado.
  • A placa é programada, ou seja, escrevemos um software que ficará embutido no chip controlador (firmware).


Software

O Software do Arduino é um compilador chamado de (C e C++) baseado em Wiring e que usa uma interface gráfica construída em Java baseado no projeto Processing. Tudo isso resume-se a um programa IDE (ambiente de desenvolvimento integrado) que é simples de usar e de estender com bibliotecas que podem ser facilmente encontradas na internet (aos montes).




    Depois de criar o programa e compilar usando a IDE, o código gerado é enviado para a placa onde é gravado dentro do chip controlador. Esse software que roda na placa chama-se FIRMWARE.
· As funções da IDE do Arduino são basicamente duas: Permitir o desenvolvimento de um software e enviá-lo à placa para que possa ser executado.

Como funciona ?

A principal finalidade do Arduíno num sistema é facilitar a prototipagem, implementação ou emulação do controle de sistemas interativos, a nível doméstico, comercial ou móvel, da mesma forma que o CLP controla sistemas de funcionamento industriais. Com ele é possível enviar ou receber informações de basicamente qualquer sistema eletrônico, como identificar a aproximação de uma pessoa e variar a intensidade da luz do ambiente conforme a sua chegada. Ou abrir as janelas de um escritório de acordo com a intensidade da luz do sol e temperatura ambiente.
Os campos de atuação para o controle de sistemas são imensos, podendo ter aplicações na área de impressão 3Drobóticaengenharia de transportesengenharia agronômica e musical


Exemplo: 

Quadricoptero
    explicar um pouco sobre o assunto:
 Imagem inline 1
 O que seria um Drone?
 Um Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT) ou Veículo Aéreo Remotamente Pilotado (VARP) e mais conhecido como drone, é todo e qualquer tipo de aeronave que não necessita de pilotos embarcados para ser guiada. Esses aviões são controlados a distância por meios eletrônicos e computacionais, sob a supervisão e governo humanos, ou sem a sua intervenção, por meio de Controladores Lógicos Programáveis (CLP).


Assista ao nosso video direto do YT. Há, e se inscreva no nosso canal!

Até a próxima!



:D






REFERÊNCIAS



Nenhum comentário:

Postar um comentário